Karin Sato
Em 91% das micro e pequenas empresas brasileiras, o celular é a ferramenta de comunicação mais utilizada. Para a maioria delas, a principal finalidade continua sendo efetuar ligações. Apenas 25% utilizam outros serviços, como mensagens de texto, internet, agenda, câmera, rádio e navegação na internet.
Os dados integram um estudo, intitulado "As Tecnologias de Informação e Comunicação nas MPEs Brasileiras" e realizado pelo Sebrae-SP com 4.004 MPEs de todas as regiões do Brasil. Foi rastreado o grau de utilização das tecnologias da informação e comunicação adotadas pelos empresários de pequenos negócios no Brasil.
MPEs do Centro-Oeste se destacam
A utilização do celular é mais forte nas MPEs localizadas na região Centro-Oeste, onde 95% delas possuem celular, número bem próximo da região Norte (94%). Nas demais regiões, o índice sofre ligeira queda: 91% no Nordeste e no Sudeste e 90% no Sul.
Dentre as unidades federativas que lideram o ranking das MPEs que mais utilizam o telefone móvel para se comunicar, estão Pará e Sergipe e o Distrito Federal, com 97%, seguidos de perto pela Paraíba, com 96%.
Acesso à internet
Em dez anos (entre 1998 e 2008), o percentual de acesso à internet pelas MPEs cresceu dez vezes, saindo de 7%, em 1998, para 71%, em 2008, sendo que o meio representa hoje a principal finalidade para 63% das empresas que possuem computadores.
O estudo identificou que 53% das empresas entrevistadas usam a web para pesquisar preços e fornecedores, 49% aproveitam a agilidade da rede para resolver serviços de banco, como acompanhar saldos e pagar contas, e 48% a utilizam para acessar serviços, tais como pagamento de tributos, leitura de editais de pregões eletrônicos e emissão de certidões negativas de débitos.
Site próprio
Das MPEs brasileiras que têm acesso à internet (71% das entrevistadas), 20% possuem site próprio (e 3% aparecem em sites de terceiros). No Centro-Oeste, o número de MPEs com acesso à internet sobe para 78%, enquanto nas regiões Sudeste e Sul gira em torno de 71%. Mato Grosso lidera o acesso à internet, com 86% das MPEs acessando a rede.
O principal serviço utilizado pelos empresários na internet é o e-mail, acessado por 64% das empresas consultadas pelo estudo. Outra finalidade detectada é a educação a distância: 11% dos empresários ouvidos já fizeram curso pela internet, sendo que a maioria (84%) dos que fizeram considera útil este tipo de aprendizado. Ainda 54% dos empresários consultados mostraram interesse em fazer cursos pela internet.
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