Nem precisa dizer que 2020 foi um ano difícil, mas ao mesmo tempo foi de muito aprendizado principalmente para a comunicação entre empresas e seus clientes
Nem precisa dizer que 2020 foi um ano difícil, mas ao mesmo tempo foi de muito aprendizado principalmente para a comunicação entre empresas e seus clientes. O consumidor, trancado em casa pela pandemia e estressado, acabou descobrindo de vez que pode consumir praticamente tudo de dentro de sua residência. E isso é refletido na maior tendência de comunicação empresarial: A voz.
“A pesquisa por voz deu um grande salto. Frases como ‘Ok, Google’, ‘Siri!’ ou ‘Alexa!’ são alguns exemplos de como todos nós nos adaptamos para pedir informações ou fazer compras sem sair de casa. O avanço foi tão rápido que agora nem mesmo digitamos para conseguir algumas informações” explica Aroldo Glomb, jornalista da KAKOI Comunicação.
A pesquisa por voz já é considerada uma tendência com mais pessoas adotando essa facilidade em suas rotinas diárias para pesquisar qualquer coisa:
As empresas já perceberam como essa tendência altera, de maneira significativa, como as pessoas estão buscando informações. Para que qualquer site ganhe relevância, a empresa precisa fazer um trabalho de SEO tomando os cuidados necessários para que o conteúdo da marca possa ser encontrado com palavras-chave de cauda longa - termos cunhado pelo autor Chris Anderson para descrever uma estratégia de atacar várias coisas com pouca demanda:
“Vale priorizar dúvidas reais dos internautas, exatamente aquelas que o Google entenda como conteúdo relevante e aparecer bem posicionado, de preferência na primeira página. Uma estratégia é colocar o mesmo texto do blog em áudio, como forma de ‘ganhar’ espaço no Google”.
Podcast entrou no jogo de vez!
Durante a pandemia de Covid-19, a produção de podcasts brasileiros estourou de vez! O relatório da empresa de tecnologia Voxnest de julho de 2020 mostrou que o Brasil ocupava o segundo lugar em 2019 atrás apenas da Argentina, mas que agora o nosso país já é o líder seguido do Reino Unido e do Canadá na audiência de podcasts.
Nada mal se pensarmos que os conteúdos em português que cresceram 103% desde janeiro, já na frente dos programas em espanhol. Isso prova que o consumidor brasileiro se adaptou com este formato, que é a evolução da rádio:
“Muitos negócios já aderiram ao formato, como o portal de investimentos ADVFN , a consultoria RH NOSSA, por exemplo. É uma outra forma do consumidor estar próximo das suas marcas preferidas ou assuntos de interesse. As empresas precisam estar atentas com este formato quanto antes.” concluiu o jornalista.
Para acompanhar o mercado em tempo real, você precisa aceitar os cookies.
Valores por TradingView
Como chegar
Para navegar no mapa, você precisa aceitar os cookies.
Usamos cookies para fornecer recursos de mídia social e oferecer uma experiência mais segura durante a navegação no site.
Para saber mais, leia nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso.
Configurações de Cookies
O Escritório Contábil Brandão se preocupa com a sua privacidade e permite que você escolha os tipos de cookies que podemos usar
quando visita nosso site. Use as configurações abaixo para personalizar suas preferências.
Esteja ciente de que escolher não habilitar certos tipos de cookies pode afetar sua experiência no site e a disponibilidade de alguns serviços.
São cookies essenciais que possibilitam a navegação
em nosso website e o acesso aos recursos.
Os cookies usados para funcionalidade permitem a interação dos usuários com um serviço ou site para acessar recursos
considerados fundamentais. Esses recursos incluem preferências de idioma, otimizações de produto para manter e melhorar
um serviço e a manutenção de informações relacionadas à sessão do usuário
São utilizados anonimamente para efeitos de criação e análise de estatísticas.
Os cookies usados para questões de segurança evitam fraudes, autenticam usuários e os protegem quando eles interagem com um serviço.
São cookies que direcionam anúncios em função dos
seus interesses e limitam a quantidade de vezes que o anúncio aparece.